No coração do Nordeste, a Taioba tem se destacado pela sua constante evolução e inovação no mercado brasileiro de discos de vinil.
O que começou como um e-commerce se tornou uma referência que tem conquistado o coração dos brasileiros, primeiro com a inauguração da loja física e, agora, como o primeiro selo fonográfico paraibano dedicado a valorizar a vasta diversidade da música brasileira, com um carinho especial pela nordestina.
O segredo dessa jornada de sucesso está na capacidade de unir a paixão pela música e cultura nacional com a inovação no mercado.
O nascimento da Taioba Discos no e-commerce
Em 2023, o empreendedor Sérgio Pacheco notou o aumento da busca por discos de vinil pelo público brasileiro. Para atender à crescente demanda de apaixonados pelos tesouros da nossa brasilidade, iniciou a jornada da Taioba Discos no ambiente digital.
A proposta da Taioba Discos ia além de simplesmente oferecer vinis brasileiros; seu objetivo era valorizar a nossa cultura musical, promovendo a conscientização sobre as histórias dos álbuns, a exaltação dos artistas, a difusão de ritmos e a imersão nas faixas, despertando as sensações e sentimentos que só a música é capaz de proporcionar. Com uma curadoria cuidadosa e um acervo único, a marca entrega qualidade, trazendo tanto sucessos atemporais quanto novidades, atendendo consumidores de todas as regiões do país.
Assim, a Taioba iniciou a construção de uma comunidade sólida e diversa que compartilha da mesma paixão e valorização pela nossa riqueza cultural musical.
Do virtual para o mundo físico: um lugar para conectar pessoas, música e cultura.
Apesar do sucesso do e-commerce, o ambiente virtual não favorecia aquilo que faz o coração da Taioba vibrar: a conexão com as pessoas e as trocas sobre cultura e musicalidade brasileira. Assim, surgiu o projeto da loja física da loja física da Taioba, que tinha como objetivo ser mais do que uma loja, mas um espaço acolhedor que exala musicalidade para todos aqueles que desejam viver a experiência de sentir a cultura pulsar.
A loja foi propulsora para a criação de projetos e eventos culturais importantes, como as “Tardes Taioba”, um convite para curtir um som de qualidade na companhia de amigos no fim da tarde de sábado, fazendo parte do compromisso da Taioba de fomentar a música local e independente.
Outros projetos estão em desenvolvimento e prometem fomentar ainda mais o desenvolvimento cultural e a cena musical em João Pessoa.
Levar nossas raízes para o mundo: a surgimento do selo fonográfico
Se promover a musicalidade brasileira já é bom, imagine as músicas da nossa região. Foi com essa perspectiva que, no final de 2024, a Taioba deu um passo ainda mais ousado: lançar seu próprio selo fonográfico.
Assim, o Nordeste se torna protagonista na valorização de joias da indústria cultural, trazendo à luz novas vozes, mas também artistas que já possuem uma trajetória consolidada e que valorizam a nossa identidade nordestina mundo afora, como os talentosíssimos Papangu e Glue Trip, duas bandas paraibanas que, com criatividade, unem inovação e regionalismo, produzindo obras que são a essência do nordeste brasileiro.
O selo fonográfico da Taioba faz parte da construção da autoridade da marca, sendo parte do compromisso contínuo em valorizar a cena cultural nacional e nordestina. Agora, além de produzir e distribuir música, a Taioba visa agregar nas discussões sobre a importância da preservação cultural e do incentivo a novos talentos independentes.
A valorização da cultura brasileira é nossa força motriz
Acreditamos que, por meio do resgate e valorização dos discos de vinil atrelados ao enaltecimento dos nossos artistas, estamos preservando a nossa identidade cultural. Prova disso é a nossa participação na Feira Paraíba Vinil, um evento paraibano que reúne apaixonados pelo universo do vinil, resgatando também a história musical do Brasil.
Assim, queremos continuar expandindo nossa atuação dentro e fora da Paraíba, sendo sempre esse elo entre as pessoas, a música e a cultura.
Quer ficar por dentro da nossa jornada, novidades e lançamentos da Taioba Discos? Siga-nos nas redes sociais: @taiobadiscos